Foto: Divulgação

O Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista promove nesta quinta-feira (27) a live “Justiça Restaurativa para grupos de Economia Solidaria”. A proposta da transmissão é abordar as possibilidades práticas da Justiça Restaurativa e como ela acontece.

Participam do debate a psicóloga Fernanda Laender e a cientista social Heloisa Bonfanti. As duas atuam como facilitadoras em processos restaurativos. A medição será feira pela juíza de direito Fernanda Menna Pinto Peres. É possível ver a transmissão pela página do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista no Facebook.

O conflito é um elemento constituinte da vida humana e as respostas comuns aos conflitos têm sido a punição e a reprodução das condições sociais que geram violência e que servem muitas vezes ao aprofundamento das desigualdades de poder. Neste sentido a Justiça Restaurativa, como uma filosofia prática, nos auxilia nos modos das relações que desejamos construir e como podemos fazer isso de maneira justa para todos e todas.

“Cuidar do que é justo para cada um e cada uma não é tarefa fácil, mas quando conseguimos falar das nossas reais necessidades para o coletivo e podemos ouvir as histórias de outras pessoas com presença, mais nos aproximamos de criar aquilo que é bom para mim e para os outros, promovendo juntos consenso, que é elemento presente nas práticas de Justiça Restaurativa”, afirma a convocação do debate.