Jocimari Fonseca (Foto: Reprodução)

Depois de uma jovem de 29 anos com suspeita de covid-19 denunciar o assédio sexual de um médico durante uma consulta no Centro de Combate ao Coronavírus de São Vicente, outra vítima relatou nesta quarta-feira (12) já ter vivido situação semelhante com o mesmo profissional. Segundo a prefeitura, o médico foi afastado.

A assistente de loja Jocimari Fonseca, de 27 anos conta que também ouviu do mesmo profissional que estava estressada e precisava “dar uma relaxada”.

“Quando entrei ele falou que minha pressão estava alta e que poderia ser emocional, que eu estava estressada e precisava relaxar. Falei que não estava entendendo porque relaxar, então ele se levantou, ficou perto de mim, e falou que oportunidade eu tinha e questionou se me faltava vontade e coragem, exatamente como aconteceu com a outra paciente”, contou a jovem, em entrevista ao G1.

Ela foi ao local porque apresentava sintomas e hoje já está com a infecção de coronavírus confirmada. Jocimari afirma que, na ocasião, rechaçou a investida o médico. “Eu então perguntei se era só isso e se eu poderia sair. Ele disse que ‘já que você não é [corajosa], era só aquilo mesmo’ e que eu poderia ir embora”, disse.

Ela conta que comentou com a recepção sobre a postura do médico. Como teria que retornar após cinco dias para fazer o exame, esperou para ver se ele teria a mesma conduta, mas após saber do outro, resolveu voltar ao local e relatar por escrito o que tinha vivido.

Jocimari diz que ter recebido todo apoio da equipe para seguir com a denúncia. Ela tentou fazer o registro online na Delegacia da Mulher, mas o site apresentou uma falha e espera terminar o seu período de quarentena para fazer o registro da ocorrência pessoalmente.

O primeiro caso de assédio, denunciado por Vivian Herculano Salvatore, foi registrado como importunação sexual e está em investigação pela polícia. Quando da primeira denúncia, a Prefeitura de São Vicente informou, em nota, que a denúncia está sendo apurada pelos órgãos competentes e que o médico foi imediatamente afastado de suas funções.