Fotos: Reprodução/Twitter

O ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, morreu nesta sexta-feira (8) após ser alvo de um atentado a tiros enquanto discursava numa rua da cidade de Nara em ato de campanha do Partido Liberal Democrático (PLD) para as eleições parlamentares que acontecem neste domingo, 10 de julho.

Imagens divulgadas nas redes mostram o momento dos tiros, que teriam acertado as costas e o pescoço do político japonês. Abe foi atendido e levado para o hospital Universidade Médica de Nara. O estado é muito grave.

“O ex-primeiro-ministro Shinzo Abe foi atingido por tiros em Nara e fui informado que se encontra em estado muito grave”, disse o primeiro-ministro Fumio Kishida, classificando o ato como “barbárie durante a campanha eleitoral, que é a base da democracia”.

Horas depois, o governo japonês confirmou a morte de Abe, que não resistiu ao ataque.

Ex-membro do Exército

Autor dos tiros, Yamagami Tetsuya, de cerca de 40 anos, foi detido no local segurando a arma. Segundo a Agência Lusa, fontes do Ministério da Defesa afirmaram que o autor do atentado trabalhou no ramo naval das Forças de Auto-defesa – uma espécie de Marinha japonesa – por três anos, até 2005.

Imagens mostram o momento da prisão de Tetsuya, que estava com a arma nas mãos.

Segundo a polícia, ele teria dito que “estava insatisfeito com o ex-primeiro-ministro e pretendia matá-lo”.

Veja o momento do atentado: