Foto: Reprodução/Twitter

Por Henrique Rodrigues

Uma carreta de grande porte foi abandonada numa rodovia próxima da cidade de San Antonio, no Texas, nos EUA, com 46 pessoas mortas e outras 16 em condições críticas, que foram transportadas para hospitais da região. As autoridades norte-americanas afirmam que o grupo era formado por imigrantes ilegais que teriam origem latina e o local onde o veículo pesado foi deixado teria enfrentado um calor de 40°C na tarde desta segunda-feira (27).

O caminhão estava estacionado perto da Base Aérea de Lackland, no cruzamento das vias Cassin Drive e Quintana Road. Embora a carreta fosse de um modelo refrigerado, os policiais não encontraram qualquer indício de que o sistema estivesse funcionando e os sobrevivente apresentavam sintomas de desidratação e de reação ao calor extremo. Três pessoas estão detidas por relação com o episódio, informa a imprensa texana, mas até agora não foi revelado se elas teriam responsabilidade pelas mortes.

A primeira ligação para o Departamento de Polícia de San Antonio foi por volta das 18h local (20h no horário de Brasília) e uma pessoa que passava na estrada contou ao atendente da emergência que ouvia gritos abafados de socorro vindo de dentro do caminhão. As autoridades disseram ainda que o número de mortos pode aumentar nas próximas horas.

“Isso é nada menos que uma terrível tragédia humana”, afirmou indignado o prefeito de San Antonio, Ron Nirenberg, que compareceu ao local onde está parado o veículo.