Foto: Reprodução TV Folha

O balanço final da invasão de militantes de extrema direita ao Capitólio, em Washington (EUA), sede do Congresso Nacional, nesta quarta-feira (6), foi de quatro mortos e 14 policiais feridos.

Entre as vítimas, está a veterana de guerra Ashli Babbit, que serviu por 14 anos na Força Aérea. De acordo com seu marido, ela era “muito patriota e grande apoiadora de Trump”. Babbit, que foi baleada pela guarnição que faz a segurança do Capitólio, apoiava em sua conta do Twitter a violenta teoria da conspiração QAnon, que sustenta as ideias de Donald Trump.

Ashli Babbit. Foto: Redes Sociais

Circulam nas redes imagens do momento exato em que Babbit foi baleada. Veja abaixo:

O chefe do departamento de polícia de Washington, Robert J. Contee, informou de noite que outras três mortes (dois homens e uma mulher) foram registradas nos arredores do Capitólio. De acordo com ele, esses óbitos decorreram de “emergências médicas”, sem oferecer mais detalhes. A identidade dos mortos não foi revelada.

Trump pediu, através de suas redes sociais, que os seus partidários protestassem “pacificamente” e que confiassem nas forças de segurança americanas. Momentos antes, houve vandalismo e confrontos durante a tentativa de invasão, quando extremistas conseguiram ultrapassar as barreiras de segurança e entrar no Capitólio.

Diante das circunstâncias, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, declarou toque de recolher na cidade a partir das 18h (locais, 20h de Brasília). A medida ficará em vigor por 12 horas. A prefeitura também fechou os centros de testagem para a Covid-19.

Estado de emergência

O governador de Virginia, Ralph Northam, declarou estado de emergência e também estabeleceu um toque de recolher a partir das 18 horas nas regiões de Arlington e Alexandria, que ficam nas proximidades de Washington DC.

Contee disse ainda que 52 pessoas foram presas, das quais 47 por desrespeitarem o toque de recolher.

A CNN informou ainda que um homem de 24 anos caiu de uma altura de mais de nove metros, ao tentar escalar um andaime na fachada oeste do prédio do Capitólio. Ele foi transportado a um hospital em estado crítico.

Com informações do G1