Malikah Shabazz - Foto: Reprodução

Por Carolina Fortes

Malikah Shabazz, de 56 anos, filha mais jovem de Malcolm X, foi encontrada morta nesta segunda-feira (22). De acordo com o Departamento de Polícia de Nova York, ela foi achada inconsciente pela filha em sua casa no Brooklyn. Até o momento, a polícia acredita que a morte tenha sido por causas naturais.

Filha de Martin Luther King, Bernice King disse que estava “profundamente triste” com a morte de Malikah. “Meu coração vai para a sua família, os descendentes da dra. Betty Shabazz e de Malcolm X. Dra. Shabazz estava grávida de Malikah e sua irmã gêmea, Malaak, quando o irmão Malcolm foi assassinado. Fique em paz, Malikah”, escreveu em publicação nas redes sociais.

Malcolm X foi um dos mais importantes nomes na luta contra o racismo antes de ser assassinado a tiros em Nova York em 1965. Ele fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração separatista. Além de Malikah, Malcolm X teve outros cinco filhos: Attallah, Qubilah, Ilyasah, Gamilah e Malaak (irmã gêmea de Malikah).

Na semana passada, a Justiça dos Estados Unidos inocentou dois homens condenados há 55 anos pela morte de MalcolmX: Muhammed Aziz e Khalil Islam. Eles foram presos duas semanas depois do assassinato, mas não tinham relação com a morte.