Fabricação de vacinas da Pfizer - Foto Reprodução Facebook/Pfizer

Um estudo que está sendo conduzido em Israel sugere que a vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech é capaz de impedir que os imunizados sejam infectados pelo novo coronavírus. Se os resultados se confirmarem, será a primeira indicação de que a imunização vai reduzir a transmissão do Sars-CoV-2. A informação foi divulgada pela Bloomberg neste domingo (21).

Os imunizantes que estão atualmente sendo aplicados no mundo têm resultados positivos em relação a prevenir que as pessoas vacinadas desenvolvam formas graves da doença. Isso já contribui com a queda de mortalidade e de internações devido à Covid-19. Mas ainda não há evidências de que eles impeçam a infecção.

Segundo a reportagem da Bloomberg, a vacina da Pfizer foi 89,4% eficaz na prevenção de infecções confirmadas por laboratório. O resultado constaria de um rascunho postado no Twitter e confirmado por uma pessoa que sabe dados do trabalho. As farmacêuticas e o Ministério da Saúde de Israel trabalharam juntos na análise preliminar, que ainda não foi revisada por pares. A Pfizer disse que não comentaria resultados ainda não publicados.

Israel começou a vacinação no 20 de dezembro do ano passado. O país tem a maior porcentagem da população já vacinada no mundo.

O imunizante já poderia estar sendo aplicado no Brasil. Em setembro, a farmacêutica ofereceu 70 milhões de doses do produto ao governo brasileiro. A oferta incluía entregas já a partir de dezembro.

Mas o governo Bolsonaro, por seu Ministério da Saúde, comandado pelo general da ativa Eduardo Pazuello, não deu resposta à empresa. Apesar disso, o ministério incluía as 70 milhões de doses em sua previsão de janeiro de imunizantes que estariam disponíveis ao país. Agora, a vacinação está suspensa em diversas cidades do país por falta de produto.

Leia a reportagem completa da Bloomberg aqui