Foto: Agência Brasil

Um estudo desenvolvido pela Escola de Londres de Higiene e Medicina Tropical (London School of Hygiene and Tropical Medicine) aponta que o Brasil detecta, em média, somente 11% dos casos sintomáticos de Covid-19. Isso representa que apenas uma em cada dez pessoas com o vírus foi registrada pelo governo, ou seja, há excesso de subnotificações.

O índice é maior do que o registrado na Itália, que identifica cerca de 6%, e menor do que o da Coreia do Sul, que identifica, em média, 83% dos casos. A estratégia do país asiático para combater o avanço da doença tem sido considerada referência.

O estudo britânico se baseia em um modelo matemático, que utiliza como referência a taxa de letalidade do coronavírus na China, definida em 1,38% por pesquisadores daquele país.

A taxa de 1,38% é um resultado ajustado pelos pesquisadores chineses, considerando que a simples divisão de óbitos por casos gera um número impreciso, pois não leva onsidera o atraso de confirmação de mortes e os casos de subnotificação.

Comparação

Os cientistas ajustaram as taxas de letalidade do Brasil e de outros 26 países e fizeram a comparação com a da China. Se a taxa ajustada for maior que 1,38%, sugere que apenas uma fração dos casos foi registrada.

No caso do Brasil, o estudo chegou ao resultado médio de notificação de somente 11%.

Com informações da Folhapress