Jair Bolsonaro e Joe Biden (Foto Montagem)

Depois de quase todos os líderes mundiais, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cumprimentou oficialmente, no final da tarde desta terça-feira (15), o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden.

Aliado declarado do atual presidente norte-americano, Donald Trump, rival de Biden no pleito, o brasileiro relutou em fazer o cumprimento oficial. Trump vem lançando suspeitas de fraude sobre as eleições, sem apresentar nenhuma prova. Bolsonaro também fez declarações dando conta de que, assim como seu ídolo, duvidava da lisura do pleito que não deu a vitória a seu preferido.

Nesta segunda-feira (14), o colégio eleitoral responsável pela indicação oficial do novo presidente norte-americano referendou o resultado das urnas e declarou Biden oficialmente vencedor.

Havia poucos líderes mundiais que não haviam parabenizado Biden ainda. Entre eles, Vladimir Putin, da Rússia, e Manuel López-Obrador, do México. No entanto, os dois se anteciparam a Bolsonaro e cumprimentaram Biden mais cedo, diante do resultado do colégio eleitoral.

Na mensagem, Bolsonaro escreveu: “Saudações ao presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo a ‘terra dos livres e o lar dos corajosos’.”

A mensagem teve ainda uma segunda parte: “Estarei pronto a trabalhar com o novo governo e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos”.