Foto: Reprodução/ Twitter

O diretor do Instituto Finlay de Havana, Vicente Vérez, divulgou pelo Twitter, nesta quarta-feira (3), um vídeo falado em inglês com legendas em espanhol, no qual convida turistas a aproveitarem sua estada em Cuba para se vacinarem contra a Covid-19 “se quiserem”.

No vídeo, Vérez afirma que a Ilha é uma potência médica, que tem quatro vacinas sendo testadas em fase avançada. Ele garante ainda que a ilha vai produzir 100 milhões de doses. A meta é vacinar todo o povo cubano (cerca de 11,3 milhões de pessoas) em 2021.

“Inclusive, Cuba vai além e oferece [a vacina] ao Vietnã, Irã, Venezuela e Índia”, diz. O mais inovador, segundo o governo, será oferecê-la aos turistas que visitam a Ilha.

“Praias, Caribe, mojitos e vacinas, tudo em um só lugar”, dizem as legendas com imagens de Havana e laboratórios científicos.

A promoção encerra a proposta com duas perguntas: “O que você acha desta oferta? Você viajaria a Cuba para se vacinar?”.

Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) sinaliza que os resultados da Soberana 2 estão previstos para serem divulgados em abril. Segundo o Finlay Vaccine Institute, ela é uma vacina de subunidade proteica, de aplicação intramuscular, em duas doses, com intervalo de 28 dias.