Paciente em tratamento hospitalar por coronavírus nos EUA (Foto Reprodução/CNN)

Os Estados Unidos bateram um recorde com relação ao coronavírus que nunca foi relatado em nenhum lugar do planeta.

De acordo com nota publicada pela agência de notícias AFP nesta terça-feira (4), o país registrou mais de um milhão de casos da doença nas últimas 24h.

O balanço é da Universidade Johns Hopkins, que também registrou 1.688 mortes em 24 horas. A variante ômicron atinge fortemente o país no momento em que os dados foram divulgados.

Um dia antes do comunicado, o dr. Anthony Fauci, principal assessor do governo nesta pandemia, declarou que o aumento de casos de covid-19 nos Estados Unidos é “quase vertical”.

Negacionismo militar

Sob a influência do negacionismo de Jair Bolsonaro (PL), quase metade dos integrantes do Exército e da Aeronáutica não se vacinaram completamente contra a Covid-19.

O número de militares que, simplesmente, não quiseram receber nem a primeira dose do imunizante é de 32,2 mil (15%) e 4,3 mil (6,6%) nas respectivas corporações (12,96% nas duas juntas).

Informações obtidos pelo Portal Metrópoles, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), apontam que que 121,2 mil integrantes do Exército e 36,5 mil da Força Aérea Brasileira (FAB) foram completamente imunizados contra a Covid-19.

Na prática, isso representa apenas 56,3% e 54,9%, respectivamente, do total de militares das duas corporações.

Marinha se recusou a divulgar os dados, pois alegou não possuir os números sobre a imunização.