Kamala Harris e Joe Biden - Foto: Reprodução/Facebook

Frustradas as tentativas de apoiadores de Donald Trump de dar um golpe de estado, o Congresso dos Estados Unidos certificou, por volta das 5h40 desta quinta-feira (7), a vitória do democrata, Joe Biden, e da vice, Kamala Harris, nas eleições presidenciais de novembro. Com a decisão, Biden toma posse no próximo dia 20 de janeiro.

O democrata ganhou as eleições presidenciais dos EUA por uma margem de voto eleitoral de 306 contra 232, embora mais de uma dezena de senadores e 100 membros da Câmara dos Representantes tenham apresentado objeções.

Sessão tumultuada

A sessão no Congresso, que geralmente tem caráter protocolar, foi tumultuada por parlamentares que ainda insistiam na tese de fraude, propagada por Donald Trump.

Durante a madrugada, congressistas republicanos apresentaram nova objeção, desta vez sobre os votos na Pensilvânia, prolongando a sessão. Antes da invasão, o Senado e a Câmara já tinham rejeitado de maneira esmagadora um pedido para invalidar os votos do Arizona.

Para ser colocada em votação o veto deve ser apoiado por ao menos um senador. No caso da objeção à votação na Pensilvânia, esse apoio foi do senador Josh Hawley, do Missouri.

Como previsto, menos de duas horas depois, a objeção foi rejeitada no Senado por 92 votos a 7 e na Câmara, por 282 a 138.