Foto: Reprodução TV Globo

O governo do presidente norte-americano Joe Biden se prepara para abrir uma instalação para crianças migrantes desacompanhadas que são apreendidas na fronteira com o México. De acordo com informações da agência federal encarregada de cuidar das crianças, o Health and Human Services Department (HHD) reabrirá uma instalação em Carrizo Springs, Texas, que pode acomodar cerca de 700 crianças e pode ser ampliada, se necessário.

A reabertura da instalação ocorre por conta de um aumento de apreensões de crianças desacompanhadas na fronteira sudoeste. Colaborou para isso, também, a deterioração das condições na América Latina e o relaxamento com os limites de capacidade reduzidos em outras instalações devido à Covid-19.

Outra razão para a instalação ser reaberta são as novas ordens de Biden para lidar com a migração para a fronteira sul dos Estados Unidos.

Custódia

De agora em diante, crianças desacompanhadas que cruzam a fronteira são levadas sob custódia pelo Departamento de Segurança Interna e encaminhadas ao HHS.

A instalação em Carrizo Springs será usada para crianças que estão clinicamente liberadas da quarentena da Covid-19 e não será usada para menores de 13 anos, de acordo com o Office of Refugee Resettlement, a agência dentro do HHS que é responsável pelo cuidado do migrante criança.

Com informações da CNN