Representantes da Rússia e da Ucrânia se reúnem na Bielorússia - Foto: Ministério das Relações Exteriores da Bielorrúsia

Representantes de Rússia e Ucrânia voltaram a se reunir na Bielorrússia nesta segunda-feira (7) para a terceira rodada das negociações de paz que estão sendo realizadas entre os países. Segundo os negociadores, foi possível realizar alguns pequenos avanços sobre a questão dos corredores humanitários, que já haviam sido pactuados no encontro anterior.

“A terceira rodada de negociações terminou. Há pequenos avanços positivos na questão da logística dos corredores humanitários”, disse Mikhail Podolyak, conselheiro do gabinete presidencial da Ucrânia, em seu canal do Telegram após o encontro.

“Em relação ao caminho político, que inclui cessar-fogo, trégua e fim das hostilidades em geral, as conversas continuarão; hoje não há resultados que melhorem significativamente a situação, mas enfatizo mais uma vez que as negociações continuarão”, disse Podolyak.

Ucrânia e Rússia pactuaram o pleno funcionamento dos corredores humanitários criados para evacuação de civis e envio de suprimentos.

O clima entre os russos foi menos animador que entre os ucranianos. Vladimir Medinsky, chefe da delegação russa nas negociações, admitiu que esperava mais.

“Falarei com franqueza. Nossas expectativas com as negociações não se concretizaram, mas esperamos que da próxima vez possamos dar passos mais substanciais. As negociações vão continuar”, disse o negociador à mídia local.

A Rússia esperava assinar protocolos com a Ucrânia sobre uma série de questões já acordadas em princípio, mas disse que isso não aconteceu. 

A expectativa é que a quarta rodada de negociações aconteça em breve.

Ucrânia confirma morte de negociador de paz

A Ucrânia confirmou no sábado (5) a morte do banqueiro Denis Kireev, um dos membros da delegação ucraniana que participou da primeira conversa de paz com a Rússia. Kireev foi capturado pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) acusado de traição e teria sido executado dentro das instalações do SBU.