Pepe Mujica - Foto: Reprodução/print Youtube

O ex-presidente do Uruguai, Jose Pepe Mujica, passou por uma cirurgia na noite dessa terça-feira (27) e, por volta das 22h30, foi encerrado o procedimento endoscópico ao qual foi submetido. Ao jornal El Observador, a médica particular de Mujica, Raquel Panone, declarou que a condição de saúde de Mujica “é boa”, mas que são necessários alguns dias de internação para observação.

“Foi um procedimento bem-sucedido, não houve complicações”, declararam Martín Fraschini e Andrés Munyo, cirurgiões responsáveis pela intervenção, em coletiva à imprensa. Também afirmaram que “Mujica está bem, está acordado e ficará em observação por alguns dias”.

De acordo com a publicação, ao contrário do que foi dito inicialmente, não era uma espinha de peixe. De acordo com os médicos, foi encontrado um “corpo estranho” que causava uma úlcera em parte do esôfago.

Raquel Panone revelou que “o corpo estranho era um pequeno fragmento de osso de peixe que doeu ao passar”. Porém, durante a cirurgia, não foi encontrado o corpo estranho e, de acordo com a junta médica, se trabalhou, inicialmente, com a ideia de uma espinha de peixe, porque foi o que Mujica havia ingerido.

Exame de imagem

“Fizemos um procedimento com os mais altos padrões de endoscopia do mundo”, ressaltaram os médicos cirurgiões. Nas próximas 12 horas será feito um exame de imagem para descartar qualquer complicação no pescoço e no peito, disseram os médicos.

Além disso, os profissionais fizeram questão de ressaltar que antes da cirurgia Mujica estava “impecável, contando piadas, alegre e atento à situação”.

Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).