Foto: Divulgação

A página Histórias do Cinema, do crítico de cinema santista André Azenha realiza desde o última dia 2 de maio lives sobre segmento audiovisual. O próximo convidado é o cineasta Rodrigo Aragão, nesta quinta-feira (6), às 19h. As entrevistas são realizadas ao vivo pela página no Facebook e também pode ser acessadas depois, no canal Histórias do Cinema, no YouTube.

Aragão, que começou aos 17 anos, como Maquiador de Efeitos Especiais, e se tornou o principal nome da área no Brasil e um dos mais destacados da América Latina, contará detalhes da sua trajetória profissional. Ele trabalhou com as principais produtoras do país, além de consolidar a própria empresa e marca, como uma das mais importantes no cinema de gênero nacional.

A carreira de Aragão é permeada pelo crescimento da sua produtora, a Fábulas Negras Produções, e pelo seu trabalho criativo e prático nas mais variadas produções audiovisuais. Ele também se destaca pela realização de oficinas, sempre com a intenção de elevar o nível dos efeitos especiais práticos que são levados às telas.

Ao todo, são mais de 50 filmes (entre curtas e longas) e 100 oficinas, visitando quase todos os estados brasileiros, além da Bolívia, nos últimos 20 anos. Em 2005, rodou o seu primeiro curta premiado (“Chupacabra”), e em 2008 lançou o seu primeiro longa-metragem. “Mangue Negro” lhe trouxe reconhecimento internacional e novos prêmios.

Depois fez “A Noite do Chupacabras” (2011), “Mar Negro” (2013) e “As Fábulas Negras” (2015). Consagrou-se como um dos mais prolíficos diretores do gênero brasileiro. Em 2018 lançou “A Mata Negra”, o seu primeiro filme em 4k, e rodou o épico “O Cemitério das Almas Perdidas”, com estreia prevista para o segundo semestre de 2020 e o maior filme já realizado no seu estado de origem. Com produções onde os efeitos práticos brilham pela sua perfeição, a filmografia de Aragão é marcada por uma notória evolução técnica.

No comando da Fábulas Negras Produções há 14 anos, Rodrigo já escreveu, dirigiu e produziu seis filmes de longa duração e cinco curtas metragens. No currículo, participação em mais de 100 festivais ao redor do mundo e 23 prêmios; além de distribuição nacional e internacional, nas mais variadas plataformas de exibição.

Com muitos projetos ambiciosos em mente, o seu objetivo é sempre renovar o cinema de gênero Brasileiro, levando a cultura regional para os mais diversos pontos do nosso globo.