Foto: Reprodução/TV Tribuna/Arquivo

As chuvas fortes desde quarta-feira (30), em Santos, intensificadas nesta quinta (31), além da alta das marés, fizeram a Defesa Civil colocar a cidade em estado de alerta. O acumulado previsto para os próximos dias, até domingo (3), pode chegar aos 150mm, com a maré podendo superar dois metros.

A mudança radical no tempo foi provocada pelo que os meteorologistas chamam de frente fria, embora a temperatura não tenha caído muito. Os morros estão em estado de atenção.

A preocupação, de acordo com o coordenador da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias, diz respeito ao número de dias seguidos de chuva no último mês, o que gradativamente desgasta o solo e aumenta o risco de acidentes e deslizamentos. Os níveis de classificação de risco são observação, atenção, alerta e alerta máximo.

“Os moradores dos morros devem ficar atentos a qualquer rachadura de piso ou paredes, barulhos em rochas e inclinação de árvores ou postes. Ao notar algum desses problemas, devem ligar para Defesa Civil (199) e deixar imediatamente o local. Já para ocorrências com vítimas, é importante ligar, também, para o resgate do Corpo de Bombeiros (193)”, aconselha Onias.

Para receber os alertas sobre tempestades e orientações da Defesa Civil, os moradores de Santos podem enviar SMS para 40199, informando apenas o CEP onde moram.

Em consequência das pancadas de chuva na região, algumas cidades da Baixada Santista registraram pontos de alagamento e quedas de árvore.