A melhor maneira de prevenir a doença é eliminar água empoçada, que pode se tornar um criadouro do mosquito - Foto: Susan Hortas/Arquivo/PMS

A prefeitura de Santos realizou nesta quarta-feira (5) mais mutirão para identificar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças, como a dengue. A ação, a 11ª neste ano, ficou concentrada no bairro Aparecida.

Segundo a administração municipal, foram eliminados 79 criadouros com larvas de mosquito. Um total de 85 agentes de combate a endemias percorreram 2.308 imóveis no local.

De acordo com dados da secretaria municipal da Saúde, foram registrados sete casos de
dengue no bairro Aparecida, neste ano. Nesta quinta (6) e sexta-feira (7), o mutirão será concentrado no Conjunto Habitacional Humberto de Alencar Castelo Branco (BNH).

Com a pandemia de coronavírus, as visitas são realizadas apenas nas áreas externas das casas e nas áreas comuns dos prédios. Os agentes usam máscara, luvas e álcool em gel. Todos estão identificados com uniforme (colete verde) e crachá.

Em 2020, os mutirões já eliminaram um total de 596 focos com larvas. Segundo a pasta, a cidade já registrou 106 casos de dengue e 16 de chikungunya. Ainda não há registro de zika neste ano.