Foto: Divulgação

A manhã desta segunda-feira (4) começou com uma queda global do Facebook, Instagram e WhatsApp, todos sob controle do empresário Marck Zuckerberg.

O site Downdetector, que monitora esse tipo de problema, afirma que esta falha foi a maior já registrada e que foram relatados 10,6 milhões de problemas ao redor do mundo.

Queda semelhante à de segunda ocorreu em outubro de 2019. No entanto, a pergunta ainda persiste: o que levou o Facebook, Instagram e WhatsApp caírem? Ainda não existe uma versão oficial do que levou à queda dos serviços, mas existem pistas.

DNS

O próprio Facebook ainda não confirmou as raízes do que pode ter levado à queda total de seus serviços, porém, existem alguns indícios que já foram levantados.

A principal tese é que tenha sido um problema no DNS, sigla para Domains Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios. O DNS é frequentemente referido como a lista telefônica da internet; é o que traduz os nomes de um site quando você digita e os transforma em endereços de IP, que é onde esses sites vivem.

“A interrupção do Facebook parece ser causada pelo DNS; no entanto, isso é apenas um sintoma do problema”, disse Troy Mursch, diretor de pesquisa da empresa de inteligência contra ameaças cibernéticas Bad Pack, ao site Wired.

A questão fundamental, diz Mursch – e outros especialistas concordam – é que o Facebook retirou a chamada rota Border Gateway Protocol que contém os endereços IP de seus servidores de nomes DNS. Se DNS é a lista telefônica da Internet, BGP é seu sistema de navegação; ele decide qual rota os dados seguem ao percorrer a superestrada da informação.

Como o próprio Facebook controla essas configurações, acredita-se que o problema seja interno – o que já foi confirmado pela empresa. Portanto, ataque hacker está fora de questão.

Porém, especialistas ouvidos pela BBC afirmaram que é muito raro um problema com DNS durar tantas horas.

Desculpa

Até este momento, o Facebook apenas “pediu desculpa” aos usuários de seus serviços e afirmou que o problema foi gerado por uma “atualização de configuração”.

Especialistas entrevistados pelo site Wired concordam com a tese de que tenha falha de configuração.

“Parece que o Facebook fez algo com seus roteadores, aqueles que conectam à rede do Facebook ao resto da internet”, diz John Graham-Cumming, CTO da empresa de infraestrutura de internet Cloudflare, que ressaltou que não conhece os detalhes do que aconteceu. Afinal, diz ele, a internet é essencialmente uma rede de redes, cada uma anunciando sua presença à outra. Pela primeira vez, o Facebook parou de anunciar.

Outra tese que circula pelas redes e alguns portais é a possibilidade de uma sabotagem interna.

Porém, como transparência não é um atributo dessas plataformas, teremos que lidar com as especulações até que algum dia Mark Zuckerberg revele o que de fato levou à queda global do Facebook, Instragam e WhatsApp.

Com informações do Wired, NYT, BBC e Yahoo!

Marcelo Hailer
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).