Foto: Reprodução

O ambulante Willian Romão da Silva, de 25 anos, foi agredido e algemado por integrantes da Polícia Militar, quando vendia água perto de um ponto de ônibus em São Vicente. Ele recebeu um “mata-leão” e chegou a ficar desacordado, o que indignou pessoas que estavam próximas ao local, de acordo com reportagem do G1.

O rapaz sempre vende água nas imediações da Rua Padre Anchieta, no Centro, junto com o irmão, e resistiu à prisão para tentar evitar a apreensão da sua mercadoria.

Conforme relato de uma testemunha ao G1, os irmãos sempre são vistos na região. “Nada justifica a violência com que os policiais agiram. Ele sempre está trabalhando ali. Não é um bandido. Ele deve ter suado para ter o dinheiro dele e comprar aquelas coisas para vender. Por isso ele reagiu aos policiais, não queria que tirassem as coisas dele. Ele não estava matando, roubando ninguém. Fizeram isso com um trabalhador”, disse.

“Bateram nele, o algemaram, e ele começou a retrucar. Na hora que pegaram as mercadorias, foi quando ele levantou, já algemado, do ponto de ônibus, e foi quando ele passou a apanhar muito da polícia, até desmaiar. O irmão dele aparece no vídeo várias vezes, implorando para não baterem nele. Quando os policiais viram que todo mundo estava filmando e pedindo para eles pararem, começaram a jogar spray de pimenta. Tinha mãe com criança de colo, idosos, todo tipo de gente”, contou a testemunha.

“Revoltante”

“Eles ainda bateram em outro homem, que já não tinha nada a ver com o assunto do ambulante, só porque ele estava filmando. E isso no meio da rua, com o trânsito passando, E se o homem morre atropelado? Foi muito revoltante. Todo mundo ficou indignado, e isso tudo aconteceu à luz do dia. Isso tem que mudar. Não sabemos o que aconteceu com o ambulante, e o irmão dele nem sabia voltar para casa sozinho”, acrescentou.

Outra testemunha também lamentou a ação da PM. “Ele passou por uma humilhação. Os policiais queriam levar a mercadoria dele, e começou a luta corporal. Eles bateram nele, deram um ‘mata-leão’ e ele desmaiou. Até houve um incidente, eles chegaram com a viatura em tanta velocidade que um senhor foi até atropelado”.

A Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) não se manifestaram sobre mais uma ação truculenta dos agentes da PM.

Com informações do G1