João Doria - Foto: Reprodução/Governo de SP

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), criticou o desembargador Eduardo Siqueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo, que humilhou um guarda civil municipal em Santos, após ser multado por se recusar a usar máscara. Na última quarta-feira (5), Siqueira foi flagrado novamente sem o equipamento de proteção, obrigatório na cidade por conta da pandemia de coronavírus, e ainda debochou dos agentes.

Durante a coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes desta sexta-feira (7), Doria afirmou que o desembargador é um “péssimo exemplo”.

“Ele é reincidente no mesmo tema por uma terceira vez, sem contar os outros flagrantes de autoritarismo e de excessos que cometeu ao longo da carreira de desembargador e eu tenho certeza que os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que são homens corretos, estão envergonhados com a atitude desse desembargador” disse o governador.

Siqueira foi flagrado na quarta por uma moradora, que e enviou as fotos para a imprensa e não quis se identificar. Na imagem, o desembargador caminha com a máscara no pescoço. Ela disse que chegou a indagar o desembargador, que teria debochado dos guardas, dizendo que “não dá bola” para eles e que eles “poluem a praia”.

O governador classificou a fala do magistrado como “autoritária”. Doria finalizou chamando o que foi feito de “carteirada” e alegando que este é um exemplo ruim para a Justiça brasileira.

Em 18 de julho deste ano, o magistrado foi flagrado humilhando um agente da GCM de Santos, após ser multado por se recusar a utilizar máscara enquanto caminhava na praia. No vídeo, ele chama um deles de “analfabeto” e “otário”, chegando a rasgar a multa e jogar o que sobra do documento no chão. Por fim, o desembargador tenta dar uma “carteirada” e telefona para o secretário de Segurança Pública do município, Sérgio Del Bel.

Em maio, o desembargador já tinha ameaçado um inspetor GMC também após ser flagrado caminhando sem máscara. O Conselho Nacional de Justiça abriu processo para investigar a conduta de Siqueira.