João Doria (PSDB) e o secretário da Saúde de SP, Jean Gorinchteyn (Foto Governo de SP)

Depois de protestos de comerciantes, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (3) a suspensão das restrições da fase vermelha para todas as regiões do estado aos finais de semana, incluindo a Baixada Santista.

Com isso, nas áreas que estão na fase laranja, estabelecimentos não essenciais poderão voltar a funcionar já neste próximo final de semana. Isso inclui lojas, shoppings, bares e restaurantes, além de academias, salões de beleza, teatros, cinemas, concessionárias e escritórios.

Esses locais poderão funcionar oito horas por dia durante todo o final de semana e nos dias úteis, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade. O período de oito horas pode se distribuir em qualquer horário entre as 6h e as 20h. Os parques também estão liberados nesta fase. No entanto, segundo o governo do estado, o consumo local em bares continua totalmente proibido.

Desde o dia 25 de janeiro, essas áreas na fase laranja estavam em uma espécie de regime híbrido. De segunda a sexta, os estabelecimentos não essenciais podiam abrir. Nos finais de semana, deveriam ficar fechados e vigorava a fase vermelha.

Doria alegou que a medida foi tomada porque houve queda nas internações devido ao novo coronavírus no estado. “Tivemos, felizmente, queda no número de internações tanto em leitos primários como os de UTI, o que nos permite suspender a decisão de fechamento de atividades econômicas já neste final de semana”.

Os dados apresentados na entrevista coletiva dão conta de queda de 11% nas hospitalizações devido à Covid-19 foi de 11%.

Mas houve protestos de comerciantes e até desrespeito às determinações. O dono da lanchonete Ponto Chic, em São Paulo, por exemplo, resolveu abrir em protesto ao fato de o prefeito da capital, Bruno Covas (PSDB), ter ido assistir à final da Libertadores no Rio de Janeiro no último sábado. Isso enquanto na cidade que ele governa os estabelecimentos estavam impedidos de funcionar.

Áreas afetadas

A decisão da suspensão beneficia municípios da Grande São Paulo e das regiões de Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto e Sorocaba.

Nos municípios abrangidos pelos DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto e Taubaté, as restrições da fase vermelha estão mantidas em tempo integral. Todas as seis regiões estão com ocupação hospitalar de pacientes graves com Covid-19 acima de 75%, segundo o governo Doria.

Na próxima sexta-feira (5), haverá uma nova reclassificação de fases do Plano São Paulo.