João Doria atualizou o "Plano São Paulo"

O governador João Doria vai anunciar nesta sexta-feira (7) que a retomada das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas do estado só ocorrerá a partir do dia 5 de outubro. A nova data é quase um mês depois do que previa o chamado Plano SP porque as condições impostas para a retomada do ensino presencial não foram cumpridas.

No entanto, as unidades serão liberadas para reabrir para recuperação e atividades de acolhimento de alunos, de forma opcional, a partir do dia 8 de setembro. A medida visa atender pais que tenham voltado a trabalhar presencialmente e não tenham como ficar com os filhos. As unidades estão fechadas desde 23 de março em razão da quarentena imposta para conter o coronavírus.

A informação sobre o adiamento foi antecipada pela CNN Brasil. O anúncio oficial será feito na entrevista coletiva desta sexta, a partir das 12h45. O Plano SP, desenhado pelo governo estadual, estabelece a retomada gradual de atividades e reabertura de estabelecimentos interrompidas durante a pandemia, baseado em fases.

Com isso, o governo abandona o plano de retomada da educação anunciado anteriormente, que exigia a permanência de 80% da população do estado na fase amarela ao longo das quatro semanas imediatamente anteriores à retomada e dos outros 20% por pelo menos metade desse prazo para que as escolas fossem reabertas.

Atualmente, menos de 60% do estado está na fase amarela, a terceira de uma escala de cinco, que leva em conta critérios como mortes e internações decorrentes da covid-19 e a ocupação de leitos de UTI.

A capital está na fase amarela. A maior parte das cidades está na fase laranja, a segunda, que permite o funcionamento limitado de poucas atividades. Quatro regiões, incluindo Campinas e RibeirãoPreto, ainda estão na fase vermelha, a mais restritiva.