Reprodução/Youtube

Os surfistas conhecidos pela paz e tranquilidade que procuram no mar perderam a paciência, pelo menos, em Guarujá. Nesta terça-feira, por meio do advogado Ricardo Gama, eles impetram um mandado de segurança solicitando a liberação da prática do surf na Cidade e em todo o Estado de São Paulo. A informação é do presidente da Associação de Surf de Guarujá (ASG), Ademir Silva.

Qualquer pessoa física ou jurídica que sinta que um direito seu não está podendo ser exercido corretamente devido a um ato irregular de uma autoridade ou órgão que exerce poder público, pode impetrar um mandado de segurança.

Junto com isso, a ASG está pedindo colaboração em dinheiro para seus associados e praticantes do esporte e entrará com ações civis públicas (individuais) contra a Guarda Municipal e Prefeitura de Guarujá por danos morais e pedidos de indenização contra a repressão que eles estariam sofrendo e tendo suas pranchas apreendidas na praia. “Enquanto muitas cidades já liberaram o surf, Guarujá continua proibindo e o prefeito não quer liberar”, disse Silva. Confira o vídeo da ASG.

Ele lembrou que Ubatuba, Bertioga e Preia Grande liberaram o surf, com horários determinados. “O que não dá é para continuar esse abuso de autoridade. Hoje (segunda) apreenderam sete pranchas e domingo outras cinco. Para retirar temos que pagar uma multa. Não vamos fazer isso. Vamos buscar na Justiça também as pranchas de volta e pedir uma indenização por danos morais”, afirmou o presidente da ASG.

O surfista não acredita que se as praias forem liberadas para a prática do surf todos acharão que têm o mesmo direito de frequentar. Ela não vê que os números da doença possam crescer mais ainda em Guarujá. Hoje, a Cidade tem 735 casos confirmados e 61 mortes, a segunda cidade da Baixada Santista, com mais óbitos provocados pelo coronavírus. “Já existem os bloqueios. Nós queremos poder entrar na água, pegar a onda, sair e ir para casa. Sem aglomeração e sem contato físico com outros surfistas”.

Silva destacou que entre 50 a 70 surfistas têm entrado na água todos os dias e que a Cidade tem, pelo menos, uns 800 praticantes.

Carreata
No sábado, houve uma carreata pelas ruas da Cidade reivindicando a liberação do surf. Participaram 26 veículos e 12 motos.

Proibida
A Prefeitura disse que está impedida de realizar a flexibilização no acesso às praias de Guarujá após uma recomendação feita no início deste mês pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.