Foto: Divulgação

“Salários justos e melhores condições de trabalho”. Estas são as reivindicações centrais dos funcionários públicos de Praia Grande. A categoria se reuniu em frente à Câmara dos Vereadores, nesta terça-feira (9), e realizou uma manifestação.

Em assembleia, no sábado (6), os servidores decidiram não aceitar o reajuste salarial proposto pela prefeitura. O encontro deliberativo foi realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande, liderado por Adriano Roberto Lopes da Silva, conhecido como Pixoxó.

O líder sindical informou que a administração municipal ofereceu reajuste do índice acumulado do Índice de Preço ao Consumidor (IPCA), que estará em torno de 4% e será divulgado dia 10 de abril, e um aumento de R$ 26 no cartão alimentação.

“Essa proposta é impensável. A diretoria do sindicato, em reunião no último dia 2 com a administração, já havia alertado que a categoria não aceitaria. Agora, só nos resta pensar numa possível greve, caso os vereadores não nos ajudem nessa empreitada”, declarou na assembleia, de acordo com informações do Diário do Litoral.

O sindicato pede em torno de 12,91% (8,91% de correção da perda do poder aquisitivo + IPCA acumulado, em torno de 4%). A alegação é que inúmeros cargos na prefeitura estão com salários defasados. A categoria pleiteia, ainda, aumento de 36% no vale-alimentação.

Outras reivindicações

A pauta de reivindicações inclui, também, a volta do benefício de vale-alimentação aos aposentados e pensionistas, direito à falta abonada, auxílio-alimentação para todos os servidores com revogação do desconto mensal, inclusão de auxílio-refeição, adicional de insalubridade com cálculo no salário base, assistência saúde, conversão em pecúnia da licença prêmio e plano de carreira para todos os cargos.