Foto: Reprodução

Os servidores municipais de Santos, que atuam na Secretaria da Educação, decidiram realizar greve de um dia, nesta quinta-feira (25). Está programada uma manifestação em frente à prefeitura, com concentração na Praça Mauá, a partir das 10 horas.

O tema do movimento de educadores santistas, apoiado pelo Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Santos (Sindserv), é “Dia de luta pela educação e pela vida!”.

A categoria decidiu paralisar as atividades após assembleia, promovida pela entidade. As razões para o movimento, segundo o sindicato, são muitas: volta às aulas presenciais em pleno pico de contágios e mortes por Covid-19, terceirização das cozinhas e da Educação Especial, falta de manutenção nas escolas, falta de segurança, falta de diálogo por parte da Secretaria de Educação e do prefeito, falta de condições mínimas de trabalho, entre outras.

Reivindicações

As reivindicações da categoria são as seguintes: suspensão das aulas presenciais até a completa imunização vacinal de todos os membros das comunidades escolares; revogação do edital que pretende terceirizar a Educação Especial, para que os postos de trabalho sejam completados com profissionais de carreira do magistério.

E mais: suspensão do processo de terceirização dos serviços nas cozinhas escolares e que a administração municipal se comprometa a preencher, por meio de concurso público, todos os cargos vagos e a criar novos cargos com base no número de servidores readaptados em outras funções.

E preenchimento de todos os cargos vagos da carreira do magistério a partir das listas vigentes dos concursos de promoção para Equipes Gestoras; convocação de todos os professores adjuntos I e II das listas vigentes; abertura de concurso de promoção; preenchimento de todos os cargos vagos de secretários de unidade escolar, inspetores de alunos e oficiais administrativos a partir das listas vigentes do concurso.

Assista ao vídeo: