Reprodução

A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp) divulgou hoje (9) um vídeo silencioso para ajudar as mulheres em situação de violência. Nele, mulheres que integram o sistema de Justiça (magistradas, promotoras de Justiça, advogadas, defensoras públicas, delegadas, policiais e servidoras) carregam cartazes com informações dos contatos da rede de atenção voltada às vítimas de agressão.

Todas as instituições retratadas no vídeo estão em funcionamento no combate à violência de gênero no Estado de São Paulo: delegacias, centros de Referência, centros de Cidadania, abrigos e a Casa da Mulher Brasileira, que funcionam 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana. No Judiciário, magistrados e servidores seguem trabalho em sistema remoto e as demandas de urgência, como os pedidos de medidas protetivas, têm preferência na análise.

O material foi inspirado na iniciativa do coletivo MoviELAS, que reúne profissionais das áreas de som e imagem do audiovisual e produziu um vídeo com os contatos de atendimento do Distrito Federal. O grupo concordou prontamente em disponibilizar o roteiro, uma vez que a intenção do trabalho é divulgar os canais de atendimento existentes em todo o Brasil.

A violência doméstica muitas vezes é silenciosa e não deixa marcas visíveis. Relacionamentos abusivos não ocorrem somente quando há violência física, mas também quando há violência psicológica, humilhações, constrangimentos e outras situações, como ciúme e críticas excessivas. Para acabar com esse ciclo de violência é fundamental que as vítimas procurem os serviços de acolhimento e proteção.

Ajude e compartilhe o vídeo. Quanto maior o alcance, mais mulheres em situação de violência terão acesso aos canais de denúncia e atendimento.

https://www.instagram.com/tv/CBNxeEBDIwL/?igshid=1vn8r7lfphwo3