O ex-jogador Souza - Foto: Reprodução

O ex-jogador Souza foi vítima de racismo e xenofobia por parte de um internauta, na noite deste domingo (25), após comentar que o “Flamengo é freguês do São Paulo”.

O comentário foi realizado em programa da rádio Craque Neto, que pertence ao jogador Neto, e com quem também trabalha no “Os Donos da Bola”, na Band.

Todavia, no último domingo o clube carioca virou o jogo e goleou o São Paulo por 5 a 1.

As ofensas foram enviadas via mensagens na conta do Instagram do ex-jogador do São Paulo e da Portuguesa Santista. Souza printou as ofensas e as tornou públicas.

“Baiano de merda”

Entre os ataques de ódio contra Souza, se lê: “baiano de merda”, “macaco”, “viado”. Ao ser ignorado, a pessoa continua: “cadê o freguês?”, “responde macaco”.

Em suas redes, Souza lamentou o ocorrido: “Olha a que ponto nós chegamos. Infelizmente as redes sociais são isso. Eu desejo a você, meu irmão, toda sorte do mundo”.

Dessa maneira, o ex-jogador afirmou ao UOL que resolveu tornar público os ataques de ódio para mostrar a que tipo de agressão xenofóbica há contra os nordestinos.

“Foi a primeira vez que passei por isso e resolvi postar mais em preocupação com outras pessoas que sofrem isso e não têm a mesma força que eu tenho”, disse.

Por fim, Souza afirmou que o homem ficou furioso por causa do comentário dele, de que o Flamengo é freguês do São Paulo e que vai denunciar o responsável pelas ofensas.

Marcelo Hailer
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).