Foto: Reprodução/Facebook

A prefeitura de São Vicente abriu sindicância para apurar possível desvio de conduta e prática de LGBTfobia, por parte de três agentes públicos.

O caso ocorreu no dia 15 de julho e a administração já tem em mãos o relatório dos guardas municipais envolvidos, de acordo com reportagem de Carlos Ratton, no Diário do Litoral.

“A prefeitura não compactua com qualquer tipo de ação que esteja fora da normalidade, e repudia atitudes homofóbicas e discriminatórias. A Guarda Civil Municipal (GCM) também iniciou os procedimentos administrativos para apuração dos fatos”, relatou a administração.

Conforme informações iniciais, três pessoas LGBTQIA estavam na rodoviária de São Vicente, quando foram abordadas com agressões por três guardas municipais.

Sem explicar a razão da abordagem e sem nenhum protocolo que respeite os direitos humanos, dois guardas teriam ofendido as vítimas com gritos de “viados” e “vão dar o c* em outra cidade”.

Além disso, arrancaram o celular das mãos se um deles, com o objetivo de impedir gravação da ação.

Bagagem revistada

A bagagem das três pessoas foi revistada sem justificativas e nada foi encontrado de irregular. Com as agressões, a blusa de uma das vítimas foi rasgada.

A prefeitura de São Vicente informou que qualquer cidadão pode realizar denúncias pelos canais oficiais, nos telefones: 162; 3579-1330 e 3579-1331. Presencialmente, à Rua Frei Gaspar, 384 – sala 09 – Centro. O e-mail: [email protected]. Também pela Ouvidoria da GCM, telefone 3466-9777, e no e-mail: [email protected].