Foto: Divulgação/Sindaport

Com o objetivo de reivindicar o direito à vacina contra a Covid-19 para a categoria, trabalhadores portuários protestaram, nesta sexta-feira (7), em frente ao prédio da Santos Port Authority (SPA), a autoridade portuária no Porto de Santos.

A manifestação pacífica foi organizada pela Unidade Portuária, entidade que reúne oito sindicatos de trabalhadores do setor, que usaram faixas e cartazes para pedir a vacinação antecipada para a categoria.

“A portuária é uma categoria essencial, tanto que o Porto não parou em nenhum momento, inclusive, batendo recorde de movimentação. Nossa reivindicação é para que tenha uma data para vacinar esses trabalhadores, pois já tivemos vários óbitos pela doença”, declarou, ao G1, o diretor do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), Edilson de Paula Machado.

“Queremos uma demonstração positiva do governo federal, estadual ou municipal para receber as vacinas, senão, vamos parar”, alertou.

A prefeitura de Santos afirmou que a definição do cronograma de vacinação e dos públicos-alvo é de responsabilidade do governo do estado.

Posição do estado

O governo de São Paulo, via nota, disse que “mantém o compromisso de vacinar todos os integrantes dos públicos-alvo e de comunicar com total transparência o cronograma, sendo crucial a disponibilização de mais vacinas pelo Ministério da Saúde para as expansões fundamentais para que mais pessoas sejam imunizadas.

Considerando a escassez de vacinas contra Covid-19 no Brasil e o ritmo das entregas do governo federal ao estado de São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde tem feito avanços na campanha, com a inclusão de novos públicos, considerando sempre o critério de priorização dos mais vulneráveis”.

Com informações do G1