Foto: Polícia Civil/Divulgação

Um caso de racismo terminou em prisão na Unidade de Saúde da Família (Usafa), no bairro Jardim Melvi, em Praia Grande. Uma mulher de 38 anos, que não teve seu nome revelado, foi presa em flagrante por injúria e desacato.

Segundo informações da Guarda Civil Municipal (GCM), a mulher ofendeu uma jovem de 27 anos com xingamentos de cunho racista. A vítima contou aos agentes que, entre os insultos, ela foi chamada de “negra fedida”.

Ainda conforme a GCM, uma equipe foi acionada para o local. No pedido, os guardas foram informados que uma mulher estava alterada, teria desacatado um funcionário e ofendido uma paciente.

Quando a equipe chegou, a situação já estava tranquila. Os agentes fizeram contato com o funcionário, que relatou ter sido desacatado pela suspeita. Além de informar que foi ofendido, ele contou aos guardas que presenciou uma agressão física e atos de racismo.

Na sequência, uma jovem se apresentou aos guardas e disse ter sido a vítima e que havia sofrido racismo. Ela relatou que foi chamada de “negra”, “negra fedida”, “preta fedida”, entre outros insultos, apontando a mulher que a teria ofendido.

Envolvidos foram levados para Central de Polícia Judiciária e a mulher continua presa

Os guardas verificaram que as partes não tinham registro criminal. Então, pediram apoio de uma viatura e conduziram todos ao 3º DP de Praia Grande, de onde foram transferidos para a Central de Polícia Judiciária (CPJ).

O delegado de plantão registrou a ocorrência sob a natureza de injúria/desacato, com base nos artigos 140 e 331 do Código Penal. A mulher permanece presa.

Com informações do G1