Divulgação

Os metroviários decidiram em assembleia suspender a greve da categoria que aconteceria nesta quarta-feira, dia 8. Os trabalhadores seguem negociando e voltam a se reunir em audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no dia 13, na Capital. São transportados, em média, 5 milhões de pessoas por dia nas linhas do metrô em São Paulo.

Na assembleia realizada na noite de segunda-feira, 1.541 trabalhadores votaram pela suspensão do movimento e 969 foram contra. A proposta de conciliação no TRT recebeu o “sim” de 1.962 metroviários e o “não” teve 472 votos.

TRT
O TRT determinou em decisão liminar (temporária) o regime de funcionamento da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) caso os trabalhadores decidam realizar uma greve. O serviço deve funcionar com 100% do efetivo nos horários de pico (entre 6 e 9 horas e entre 16h30 e 19h30) e com 70% nos demais horários.

Para a aplicação dos percentuais da decisão, o Metrô e os trabalhadores devem tomar como referência o efetivo da semana anterior à paralisação. Além disso, a empresa deve respeitar as funções e aptidões de cada trabalhador e não poderá fazer alterações objetivas nos contratos.

A decisão foi tomada em audiência de conciliação realizada no fim da tarde dessa segunda-feira e presidida pelo desembargador-relator Fernando Álvaro Pinheiro. Como não houve acordo, uma nova audiência foi marcada para o dia 13/7.