Foto: Divulgação/Sindicato dos Metalúrgicos

Um grupo de trabalhadores e sindicalistas realizou uma manifestação, nesta terça-feira (10), em frente à Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão. O protesto foi motivado porque os funcionários de uma terceirizada da Petrobras estão sem receber salário, vale-alimentação e com atraso no pagamento do plano de saúde.

O ato teve início em frente à portaria 10 da RPBC, onde se reuniram cerca de 100 trabalhadores. Conforme o Sindicato dos Siderúrgicos e Metalúrgicos da Baixada Santista, a empresa Benge Engenharia, terceirizada da Petrobras, parou de fazer o pagamento do salário e do vale-alimentação em novembro.

“Os trabalhadores deveriam receber o pagamento no dia 5 de novembro e, quando soubemos da situação, enviamos um ofício à empresa requerendo os comprovantes dos pagamentos. Demos um prazo de 48 horas para a empresa, mas eles ignoraram e decidimos paralisar”, conta Claudinei Rodrigues Gato, diretor do Sindicato, em entrevista ao G1.

Ele diz, também, que, além dos vencimentos, a empresa não pagou o plano de saúde dos metalúrgicos em outubro.

Posicionamento

A Petrobras, por intermédio de nota, garante que a RPBC segue operando normalmente e a manifestação tratou-se de relações trabalhistas entre uma prestadora de serviços e seus trabalhadores coordenados pelo sindicato.

Por isso, segundo a empresa, é de responsabilidade da estatal apenas a avaliação das relações contratuais e, em caso de descumprimento, aplicar as medidas cabíveis.

Com informações do G1