Laura Cruz - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O agente da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo, foi filmado agredindo uma mulher trans e negra pelas costas, foi afastado das ruas, em uma decisão conjunta da corporação e da prefeitura de São Paulo.

Câmeras flagraram o momento em que o agente, durante uma ação na Cracolândia, perseguiu e agrediu a atriz Laura Cruz pelas costas com um golpe de cassetete, que quebrou após atingir as costas dela.

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e a GCM afirmaram que “não coadunam com ações contrárias à preservação dos direitos humanos”. A identidade do agente não foi revelada.

“A prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Guarda Civil Metropolitana, informa que o servidor envolvido foi afastado das atividades operacionais e os fatos estão sendo apurados através de regramento próprio. As instituições não coadunam com ações contrárias à preservação dos direitos humanos”, diz a nota da administração municipal.

No vídeo, que circula pelas redes, é possível ver Laura Cruz fugindo do policial que grita que vai “arrebentá-la”. No momento seguinte, quando deparada por outros policiais, a atriz levanta os braços, mas é agredida pelas costas pelo agente.

De acordo com relato da atriz, ela ainda recebeu gás de pimenta no rosto e teve que expor o seu corpo ao ter que levantar a sua saia. “Eu só estava com a sacola de doações de roupas para as pessoas em situação de vulnerabilidade que eu fui buscar”, revela Cruz.

CPI da Transfobia

A agressão sofrida por Laura Cruz será investigada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apura violências contra pessoas trans e travestis na cidade de São Paulo. A CPI da Transfobia, idealizada pela vereadora Erika Hilton (PSOL), foi instalada no último dia 24.

Marcelo Hailer
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).