Kofi Acheampong quer punição - Foto: Arquivo Pessoal

Natural de Gana, na África, e morador de Cubatão há dez anos, o desempregado Kofi Boakye Acheampong denuncia ter sido vítima de racismo e xenofobia. O caso ocorreu no dia 11 de março, no restaurante Bom Prato, no centro do município.

Ele estava no local com o filho de 10 anos e afirma que uma das pessoas que o trataram dessa forma é um secretário da prefeitura, de acordo com reportagem de Cássio Lyra, em A Tribuna.

Kofi diz que não vai mais voltar a almoçar no Bom Prato com receio de ser humilhado novamente.

O homem relata que havia cinco pessoas na fila entre ele e o filho. Quando o jovem foi pegar a bandeja do almoço, Kofi viu que um homem, que seria o gerente do restaurante, passou a gritar com o menino, afirmando que ele estava atrapalhando a fila.

“Eu descobri que ele estava gritando com o meu filho e fui defendê-lo, dizendo que ele não era um adulto, era apenas uma criança. Depois disso, ele pegou a bandeja do meu filho, colocou em uma mesa e disse para a gente sair do restaurante e conversar do lado de fora”, conta.

Kofi concordou. Ele, então, foi apresentado a um homem que teria dito ser o chefe do gerente e se chamava Zumbi. Trata-se de Sebastião Ribeiro, secretário municipal de Assistência Social.

“Quando eu conversava com o Zumbi, o gerente tentou me bater. Eu respondi pedindo por favor para que ele não me batesse porque eu iria revidar para me defender. Depois disso, Zumbi ficou bravo, dizendo que eu não tinha direito de ir ao Bom Prato por não ser brasileiro. Como eu não sou brasileiro, tenho de ficar em silêncio e obedecer às instruções deles”, destaca.

Antes de ir embora, Kofi afirma, ainda, que escutou o secretário dizer que “ele veio de um país de bosta. Ele não sabe de onde veio”.

O ganês acrescenta que se dirigiu à prefeitura e à Câmara Municipal, com o objetivo de fazer uma reclamação formal.

Kofi relata que ele e o filho iam diariamente ao Bom Prato e que essa é a única refeição que fazem no dia. Ele pede punição ao secretário e ao gerente.

“Não acho que conversar seja o suficiente. Os dois me humilharam. Humilharam eu e meu filho na frente de muitas pessoas. Todo mundo viu”, desabafa.

Prefeitura de Cubatão nega fatos relatados pelo ganês

A prefeitura de Cubatão afirma que rejeita atitudes racistas ou xenófobas e contradiz o relato de Kofi.

A administração confirma que Zumbi foi procurado pelo ganês no dia 11 de março, depois de ter sido atendido no Bom Prato.

“Durante esta conversa, o secretário afirma ter sido ofendido com palavras de baixo calão e que se resumiu a explicar à pessoa sobre as regras funcionais do Bom Prato que valem para todas e todos os clientes do lugar”, diz a nota da prefeitura.

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, responsável pelos restaurantes Bom Prato, afirma que iniciou “apuração dos fatos e adotará as medidas pertinentes, caso a denúncia seja confirmada”.

Com informações de A Tribuna