Divulgação/PMC

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativo, auxiliar de dentista, atendentes entre outras funções. Perto de 260 trabalhadores que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus no sistema de saúde público de Cubatão estão com seus salários atrasados desde 7 de julho, o quinto dia útil do mês. Os funcionários são terceirizados e contratados pela Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD), da Capital. A empresa admitiu o problema, já a Prefeitura não se pronunciou sobre o assunto.

A Reportagem do Folha Santista apurou com alguns trabalhadores que os atrasos são constantes, mas giravam de um a três dias, mas, dessa vez, já são seis.

Os trabalhadores estão divididos nas unidades de saúde do Município e atendem nos locais específicos para o tratamento do coronavírus. Desses, 40 são médicos.

A SBCD atua em 20 locais de Cubatão, São unidades de Saúde de Família; unidades Básicas de Saúde; centros de Atenção Psicossocial e uma policlínica.

Procurados
A SBCD foi contatada por telefone e, em seguida, foram enviadas algumas perguntas sobre o atraso nos salário dos trabalhadores e se existe alguma dívida da Administração com a empresa. Em nota, eles afirmaram: “Informamos que, por razões administrativas/burocráticas da Prefeitura de Cubatão, houve atraso no pagamento dos colaboradores. A situação já está sendo resolvida e estamos em contato com a Prefeitura para que ela não aconteça novamente”.

Segundo a Secretaria de Saúde de Cubatão, um repasse para a Casa de Damasco foi feito nesta segunda (13) pela Secretaria de Finanças e outro será feito na terça (14), o suficiente para a quitação da folha salarial.