Foto: Fernando Diegues/Sindicato dos Bancários

Durante a paralisação nacional de 24 horas, deflagrada por trabalhadores do Banco do Brasil (BB), nesta quarta-feira (10), que incluiu a Baixada Santista, a direção do banco na região tentou intimidar os grevistas em São Vicente. As informações são do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

Em meio à manifestação dos grevistas na agência da Rua Frei Gaspar, no Centro da cidade, foram mandados ao local uma advogada e uma cartorária, com o objetivo de intimidar os trabalhadores e fazer com que eles interrompessem a paralisação.

Os trabalhadores lutam contra redução de salário, fechamento definitivo de agências, realocação dos funcionários excedentes para qualquer lugar do Brasil, diminuição do quadro em mais de 5 mil trabalhadores e precarização do ambiente de trabalho.

Desestruturação

A greve dos funcionários é contra a restruturação implantada unilateralmente pelo governo federal e a diretoria do banco. “Com certeza absoluta esta desestruturação, a quarta em cinco anos, objetiva a privatização do Banco”, alerta Eneida Koury, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionária do BB.

Ainda segundo Eneida, nenhum outro banco no país facilita empréstimos com juros mais baixos aos pequenos e médios agricultores, empresas e comércio em geral, instalados em pequenas cidades. Além disso, financia esporte, cultura e outras áreas sociais.