Foto: Catraca Livre

O corpo do ator Paulo Gustavo, que faleceu na noite desta terça-feira (4) por complicações da Covid-19, será velado no Teatro Municipal do Rio. O pedido foi feito pela família do artista e prontamente atendido pelo governo do estado. Por conta da pandemia, o velório será reservado a familiares e deverá seguir todos os protocolos obrigatórios.

A morte do ator foi confirmada às 21h12 de terça, quando foi divulgado o último o boletim médico. “Às 21h12 desta terça-feira, 04/05, lamentavelmente o paciente Paulo Gustavo Monteiro faleceu, vítima da Covid-19 e suas complicações. Em todos os momentos de sua internação, tanto o paciente quanto os seus familiares e amigos próximos tiveram condutas irretocáveis, transmitindo confiança na equipe médica e nos demais profissionais que participaram de seu tratamento”, diz nota divulgada por sua equipe.

Paulo Gustavo estava internado desde o dia 13 de março e, desde então, travou uma luta contra a doença. No último domingo (2) o astro da comédia brasileira chegou a apresentar melhoras e até mesmo interagiu com os médios e o seu marido, Thales Bretas. Porém, durante a noite teve uma súbita piora de quadro, quando foi constatado embolia pulmonar.

De acordo com o boletim médico realizado no último domingo, “depois de alguma melhora, Paulo Gustavo subitamente piorou no dia de ontem. Ontem à tarde (domingo), após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido”.

Na sequência, o boletim informa que “à noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervosos central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa. Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade”.

Doação

O padre Julio Lancellotti foi às redes lamentar o falecimento de Paulo Gustavo e, além de prestar homenagem ao ator, o pároco revelou que Gustavo “era grande benemérito das Obras Socais Irmã Dulce – Osid”.

Segundo Lancellotti, “Paulo Gustavo doou R$ 600 mil para a construção de uma unidade de oncologia (tratamento de câncer) da Osid. Em 2017, quando a obra de construção iniciou, ele visitou o espaço”.

De acordo com o padre, as ações beneméritas de Paulo Gustavo foram além. “Mas o apoio não parou por aí. Segundo a superintendente da Osid e sobrinha de Santa Dulce, Maria Rita, Paulo Gustavo doou a instituição um total de R$ 1,5 milhão”.

Marcelo Hailer
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).