Foto: Reprodução

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), foi flagrado em uma confraternização, realizada no sábado (24), no tradicional Ouro Verde, no Marapé, com direito a muito samba e aglomeração.

O vídeo, circulando em grupos de WhatsApp, mostra o prefeito cantando, dançando e com a máscara de proteção contra o coronavírus pendurada na orelha.

Mesmo com todas as recomendações para a manutenção dos protocolos de segurança, devido à pandemia, o prefeito caiu no samba.

Posicionamento

Paulo Alexandre Barbosa, via assessoria de imprensa, divulgou uma nota com seu posicionamento a respeito do caso:

“No último sábado (24), participei de um evento organizado pela Liga das Escolas de Samba de Santos em minha homenagem, no Marapé, e também prestigiei o retorno da tradicional Roda de Samba do Ouro Verde, um patrimônio cultural da nossa cidade.

Durante todo o período que estive no local, respeitei rigorosamente as recomendações sanitárias estabelecidas e utilizei máscara o tempo todo, com exceção dos momentos quando eu realizava o consumo de alimentos e bebidas.

A Fase Verde do Plano São Paulo permite o retorno da música ao vivo em bares e restaurantes.

O clube possui alvará regular e promove o controle do número de visitantes, faz a aferição da temperatura do público na entrada e disponibiliza álcool gel para todos.

Lamento o uso distorcido de imagens fora do contexto real dos fatos, decorrente do atual momento eleitoral”.

Apesar das justificativas do prefeito, no vídeo publicado pelo Folha Santista é possível vê-lo abraçado a pessoas sem utilizar a máscara corretamente e sem respeitar o distanciamento social.

Avanço

O número de casos da Covid-19 em Santos cresceu nas últimas duas semanas. A quantidade de pessoas com a doença, que precisaram ser internadas em UTIs, por exemplo, cresceu, de 66 para 86 no período, o que representa aumento de 30,3%.

Em 12 de outubro, eram 155 pessoas internadas com Covid-19 na rede hospitalar pública e privada de Santos. A taxa de ocupação hospitalar era de 26%, sendo 40% na rede privada e 18% no SUS. Nas UTIs, era 27%.

No entanto, duas semanas depois, ou seja, nesta segunda-feira (26), o número de internações saltou para 200, um aumento de 29% em relação ao dia 12.

A taxa de ocupação hospitalar também subiu para 33%, sendo 44% na rede privada e 27% no SUS. Nas UTIs foi a 35%.

Assista ao vídeo: