Foto: Divulgação/Instituto Butantan

João Doria (PSDB), governador de São Paulo, confirmou, nesta segunda-feira (21), que o estado vai receber 5,5 milhões de doses da CoronaVac na véspera de Natal, quinta (24 ). Segundo informações do governo, será o maior carregamento de vacinas já recebido na América Latina. Outros dois devem desembarcar no país na última semana de 2020, totalizando 10,8 milhões de doses no Brasil.

“São Paulo recebe, na véspera do Natal, mais 5,5 milhões de doses da vacina do Butantan, representando o maior lote já desembarcado no Brasil”, declarou o tucano. “Com isso, São Paulo terá até 31 de dezembro, ainda este ano, 10,8 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 em solo brasileiro”, acrescentou Doria. O “Plano Estadual de Imunização” começa no dia 25 de janeiro.

O quarto lote de imunizantes vai desembarcar no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Os três carregamentos anteriores, enviados também em dezembro pela biofarmacêutica Sinovac Biotech, de Pequim, chegaram em Cumbica, na cidade de Guarulhos.

O estudo clínico conclusivo da vacina do Butantan será divulgado nesta quarta (23). Com os resultados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai receber tanto o pedido de registro definitivo como para uso emergencial.

Em novembro, a revista científica Lancet, uma das mais importantes no mundo, publicou os resultados de segurança da CoronaVac nas fases 1 e 2, realizados na China, com 744 voluntários. A publicação mostrou que a vacina é segura e tem eficácia em 97% dos casos no prazo de até 28 dias após a aplicação.

“Vamos iniciar três processos ao mesmo tempo no dia 23. Um é o registro do produto na China, ponto importante por se tratar de uma vacina mundial. Paralelamente, nós iniciamos no Brasil o registro e o pedido de uso emergencial. A Anvisa estabeleceu uma regra de dez dias úteis para se pronunciar. Estamos confiantes na qualidade dos dados e também na interlocução com a Anvisa”, afirmou Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.

Doria também informou sobre a compra de 100 milhões de seringas e agulhas para aplicação da vacina durante a campanha marcada para o dia 25 de janeiro. “Estamos ampliando o estoque para termos certeza e convicção de que nenhum insumo faltará ao estado de São Paulo. Todos os insumos serão distribuídos nos 645 municípios do Estado”.

Baixada Santista

O apoio logístico solicitado pelas prefeituras da Baixada Santista ao estado, com o objetivo de minimizar a presença de turistas nas praias durante o final do ano foi debatido.

A ideia é impedir aglomerações e desencorajar turistas a fazer o chamado “bate e volta”, viagem rápida de um dia, para acompanhar a virada do ano. Um endurecimento das medidas restritivas e de isolamento social pode ser anunciado no dia 4 de janeiro.

Assista ao vídeo: