Foto: Reprodução

O número de casos com a variante indiana do coronavírus, que já foi registrada no Brasil, cresceu 160% em uma semana no Reino Unido, país com a maior taxa de vacinação, de 55,7%, da Europa.

Segundo informações divulgadas pela Rádio França Internacional, a nova cepa, que está se tornando majoritária no país, teria sido identificada em pelo menos 86 locais diferentes e focos de contaminação foram detectados em todo o território.

A agência Public Health England publicou, no sábado (22), os primeiros resultados preliminares de um estudo que mostra que as vacinas da Pfizer e da AstraZeneca, após duas doses, têm uma eficácia praticamente similar contra as variantes indiana e a britânica, majoritárias na maior parte dos países europeus, incluindo a França.

Vacina

A pesquisa mostra que a vacina da AstraZeneca tem uma taxa de proteção contra as formas sintomáticas da Covid-19 causadas pela variante indiana de 60% após duas injeções. A proteção proporcionada pelo imunizante da Pfizer é de 88% duas semanas após o reforço e de 33% três semanas após a primeira dose – 50% no caso da cepa britânica.

Para evitar o avanço da variante indiana em seu território, a Alemanha decidiu restringir o trânsito com o Reino Unido no último domingo (23). As companhias aéreas, de trem, e rodoviárias só têm autorização para transportar cidadãos alemães ou pessoas que vivem no país. Os viajantes também são submetidos agora a um isolamento de duas semanas.