Foto Pixabay

Segundo documento do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), que foi vazado na madrugada desta sexta-feira (30), a variante Delta do coronavírus é mais transmissível do que todas as outras. Além disso, é mais transmissível que varíola, Mers & Sars, Ebola, resfriado comum e gripe.

A variante, que teve origem na Índia, é tão transmissível quanto a catapora, possui maior carga viral e duração de eliminação do vírus.

Segundo informações do documento da CDC, a variante Delta possui maior risco de reinfecção se a infecção anterior foi há 180 dias.

Outro dado que chama a atenção é que caso em vacinados pode ser tão transmissível quanto em não vacinados.

Apesar disso, as vacinas funcionam contra a Delta e o risco de infecção em quem está imunizado é três vezes menor.

Outro fator importante é que o risco de desenvolver doença grave ou morte é, no mínimo, dez vezes inferior nas pessoas vacinadas.

Todavia, a médica pesquisadora Denise Garret atenta para o fato de que “com a baixa cobertura vacinal no Brasil, somente as vacinas não vão segurar a Delta” e, portanto, “medidas não farmacológicas para redução de transmissão são essenciais”.

Por fim, os pesquisadores pedem aos governantes que anunciaram flexibilizações nas medidas sanitárias para o mês de agosto, que revejam suas posições.

Marcelo Hailer
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).