Vacina contra Covid-19 em desenvolvimento - Foto: Reprodução

Por Luisa Fragão, da Revista Fórum

O laboratório AstraZeneca anunciou nesta segunda-feira (23) que sua potencial vacina contra a Covid-19, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, apresentou eficácia média de 70%. O resultado preliminar corresponde aos testes de fase 3 do imunizante.

Para calcular a eficácia média, foram realizados dois estudos usando dosagens diferentes. Em um deles, foi alcançada uma eficácia de 90% ao se aplicar meia dose da vacina seguida de uma dose inteira.

No entanto, quando foram aplicadas duas doses inteiras, a eficácia foi de apenas 62%. Com isso, a média entre os dois foi de 70,4%.

Confirmação

“A eficácia e a segurança desta vacina confirmam que ela será altamente eficaz contra a Covid-19 e terá um impacto imediato na emergência de saúde pública”, disse em comunicado Pascal Soriot, presidente da AstraZeneca. A informação é da Folha de S.Paulo.

Os estudos foram realizados com 24 mil voluntários do Reino Unido, Brasil e África do Sul. Nenhum dos participantes sofreu efeitos colaterais graves a ponto de precisarem ser hospitalizados.