Foto: UFMG

De acordo com resultados preliminares de um estudo da Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a maioria das mães que se infectaram pelo Sars-Cov-2 durante a gestação podem passar anticorpos para os bebês por meio da transferência placentária. O estudo identificou 68 bebês nascidos com anticorpos para covid-19.

Tanto o teste do pezinho quanto a testagem das mães são usados pela pesquisa para identificar a infecção. Já foram testados 506 mães e bebês. O objetivo é chegar a 4 mil mães testadas nos cinco municípios participantes da pesquisa: Uberlândia, Contagem, Itabirito, Ipatinga e Nova Lima.

“A confirmação da passagem de anticorpos da mãe para o bebê durante a gravidez pode ajudar a planejar o momento ideal para vacinação dos bebês contra a covid. Em outras infecções, como no sarampo por exemplo, já se sabe que os anticorpos maternos reduzem a eficácia da vacina contra sarampo, e por isso ela é feita mais tardiamente”, diz a professora do departamento de pediatria da faculdade, Cláudia Lindgren.

Com informações do UOL