Foto: Montagem

Uma aglomeração com mais de 60 pessoas foi encerrada neste sábado (27) por guardas municipais na Praia do Éden, em Guarujá, no litoral de São Paulo. O fato ocorreu no primeiro fim de semana em que o município adotou ações ainda mais restritivas para conter a pandemia.

A corporação informou que três caixas de som foram apreendidas e seis veículos multados por estacionamento irregular – a maioria com placas de São Paulo.

Todas as praias das cidades da Baixada Santista estão com acesso proibido desde o dia 15 de março, após a fase emergencial, estabelecida pelo governo de São Paulo, determinar a proibição do uso de praias e parques.

A proibição, no entanto, não tem coibido os turistas. Uma grande quantidade deles está ultrapassa os bloqueios e chega às cidades da Baixada Santista e litoral sul de São Paulo, como ficou demonstrado na noite deste sábado pelo caos gerado em dezenas de supermercados e hipermercados.

De acordo com a Ecovias, em menos de 24 horas, 45 mil veículos já desceram a serra. Os nove municípios da região se esforçam, sem muito sucesso, em tentar conter a chegada dos turistas em barreiras sanitárias instaladas nas entradas das cidades.

Filas imensas se formaram nas portas dos estabelecimentos, com moradores e turistas disputando espaço. No lockdown coordenado pelas cidades, os hipermercados, supermercados, mercados, mercearias, açougues, peixarias e quitandas podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos finais de semana apenas por delivery. A princípio, a regra é válida até 11 de abril.

Com informações do G1 e do UOL