Foto Pixabay

Uma nova mutação do coronavírus foi identificada no Japão em turistas que tinham chegado do Brasil. A informação foi confirmada, neste domingo (10), pelo Ministério da Saúde brasileiro, de acordo com o portal R7.

De acordo com a pasta, a nova cepa do SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, já tem 12 mutações, incluindo as encontradas no Reino Unido e na África do Sul.

Ainda conforme o ministério, quatro turistas desembarcaram em Tóquio no dia 2 de janeiro. A infecção foi detectada já no aeroporto, onde o grupo ainda é mantido em quarentena.

Autoridades brasileiras tentam confirmar a nacionalidade dos viajantes e por onde eles passaram antes de ir ao Japão. Sabe-se, no entanto, que eles passaram um período na Amazônia. 

Apesar disso, o chefe do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão, Takaji Wakita, garantiu que os viajantes são brasileiros. 

“Até o momento, não há indícios que mostram que a nova variante encontrada nos brasileiros é altamente infecciosa”, disse Wakita.

Dos quatro turistas, um homem, perto de 40 anos, apresentou problemas respiratórios; uma mulher, de cerca de 30, relatou dor de cabeça e garganta; e um adolescente teve febre. De acordo com o governo do Japão, a outra brasileira, uma adolescente, não apresentou sintomas.

Medidas de precaução

“O Ministério da Saúde reforça que já tomou as devidas medidas de precaução, tais como comunicação de alerta para toda a rede Cievs [Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde] do país; solicitação ao Ministério da Saúde do Japão de informação sobre a nacionalidade dos viajantes e locais de deslocamento no Brasil para rastreamento de potenciais contatos; e orientação, por meio de nota técnica, do diagnóstico molecular de variantes do SARS-CoV-2 à rede de saúde”, diz nota do ministério.