O Navio Costa Fascinosa está sendo monitorada pela Anvisa diariamente. Ainda não há nova inspeção agendada e isso vai depender da evolução dos casos a bordo. Sete tripulantes estão em hospitais de Santos e existem 35 casos suspeitos. A oitava pessoa que foi trazida para Santos não trabalhava no navio. É um filipino tripulante de uma embarcação de carga que está fundeada na Barra.

O prazo de quarentena de 14 dias começou a contar novamente neste domingo após o surgimento de casos sintomáticos a bordo. A contagem da quarentena recomeça a cada vez que um novo caso surge. Na prática significa que o período de bloqueio da embarcação segue em vigor e não tem prazo exato para acabar.

Conforme a legislação em vigor, o desembarque nestas condições é permitido somente em caso de necessidade de atendimento hospitalar.

Até o momento dois tripulantes do Costa Fascinosa que desembarcaram pra atendimento hospitalar deram positivo para Covid-19.

A Anvisa estabeleceu uma série de determinações que devem ser cumpridas a bordo do navio Costa Fascinosa. As exigências são resultado da inspeção que técnicos da Agência fizeram nesta segunda-feira a bordo do navio e já foram enviadas para a empresas responsável pelo navio.

A embarcação permanece em quarentena no Porto de Santos e nenhum tripulante pode desembarcar do navio.

O navio também recebeu kits para teste rápido de Covid-19, mas deverá aguardar a orientação da Anvisa para iniciar os exames.

Determinações da Anvisa ao Costa Fascinosa

Isolamento de todos os tripulantes com sintomas, ainda que sem febre. Ou seja, tripulantes com qualquer sintoma respiratório (tosse, congestão nasal, dor de garganta, coriza, dispneia, entre outros) com ou sem febre devem ficar em ala específica de casos suspeitos.

Todos os casos suspeitos devem ser colocados em quartos com varanda.

Reforçar diariamente por meio de aviso sonoro a obrigação de distância obrigatória de 2 metros entre as pessoas.

Pulverizar com detergente apropriado todas as embalagens recebidas, antes da entrada na embarcação, para distribuição ou armazenamento interno. Isso inclui as embalagens de alimentos, produtos de higiene, medicamentos e materiais de limpeza.

Orientar tripulantes a limpar as embalagens dos produtos de limpeza logo após o seu uso ou fornecer luvas descartáveis para a limpeza de cada cabine.

Utilizar álcool 70% para a limpeza de corrimãos e botões de elevadores.

Isolar todos os bebedouros da embarcação e providenciar garrafas individuais para cada tripulante.

Manter os dispensadores de papel toalha e sabonete líquido abastecidos.

Fornecer Equipamento de Proteção Individual para a equipe de lavanderia do navio. Essa equipe deve manter braços e pernas cobertas e utilizar máscara, luvas, óculos e toucas para o manuseio de roupas, lençóis, toalhas e panos de limpeza.

Enviar diariamente para a equipe da Anvisa a comprovação de medição de temperatura dos tripulantes e o mapa de localização das cabines dos tripulantes com sintomas e dos sem sintomas.

Desinfetar sistemas de ar-condicionado seguindo o plano de limpeza do Covid-19 e trocar filtros do sistema de ar que abastece a cozinha e cabines.

Empresa
O navio Costa Fascinosa segue atracado no porto de Santos, com apenas 757 tripulantes a bordo. Conforme as instruções recebidas pelas autoridades sanitárias brasileiras, o navio está em quarentena desde 20 de março, depois que 7 tripulantes foram desembarcados com sintomas semelhantes aos da gripe. A empresa está em colaboração máxima e habitual com as autoridades brasileiras, com as quais está trabalhando para organizar o desembarque de todos os tripulantes de nacionalidade brasileira.

As condições de saúde é constantemente monitorada pelo pessoal médico a bordo, em colaboração com as autoridades sanitárias brasileiras. A companhia está fornecendo assistência a todos os membros da tripulação do Costa Fascinosa, aplicando os rigorosos protocolos de saúde solicitados pela legislação italiana, que prevê o isolamento em cabines individuais com varanda e serviço de quarto. O nível de saneamento a bordo foi elevado ainda mais a fim de garantir a máxima higiene e segurança