Foto: Anderson Bianchi/PMS

Três municípios da Baixada Santista decidiram seguir a decisão do governo do estado de São Paulo e vão liberar, apesar dos riscos, o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em ambientes abertos: Santos, Peruíbe e Itanhaém.

Apesar da iniciativa, a prefeitura de Santos está solicitando à população que, mesmo depois do fim da utilização obrigatória, os santistas mantenham o uso do acessório em locais com aglomeração.

O governo estadual anunciou a medida nesta quarta-feira (24), durante coletiva. Conforme João Doria (PSDB), a decisão é baseada em evidências científicas, que apontam queda superior a 90% no número de mortes e internações por coronavírus.

Outro fator, ainda segundo o tucano, é a aceleração da vacinação no estado, que está em 74,5% da população geral.

A liberação do uso da máscara valerá a partir de 11 de dezembro em todo o estado de São Paulo, de acordo com reportagem de Daniel Gois, em A Tribuna.

A prefeitura de Santos, comandada por Rogério Santos, também do PSDB, ratificou que seguirá as orientações do governo estadual e “adequará a legislação municipal às medidas previstas no ‘Plano São Paulo’”.

Porém, em função do início da quarta onda da Covid-19 no exterior, a administração afirmou que prepara uma campanha de conscientização para a população, com o objetivo de manter o uso de máscaras em ambientes com grande fluxo de pessoas.

As outras duas cidades com prefeitos do PSDB também seguirão o estado

A prefeitura de Peruíbe, que tem à frente outro tucano, Luiz Maurício, adotou a mesma postura e seguirá a decisão do governo Doria, desobrigando a utilização de máscara em locais abertos.

Itanhaém, a terceira cidade comandada por um prefeito do PSDB, Tiago Cervantes, também optou pela liberação do acessório ao ar livre.