Reprodução/TV Globo

A edição do Profissão Repórter desta terça-feira (13) mostrou o trabalho de fiscais no estado de São Paulo para garantir o cumprimento das medidas restritivas impostas em meio à pandemia de Covid-19. Um banhista que foi abordado por guardas municipais em Juquehy, praia de São Sebastião, tentou dar uma “carteirada” na repórter da emissora em tentativa de impedir a filmagem.

O programa mostra o momento em que os guardas abordam o banhista, que estava sentado na areia da praia ao lado de duas pessoas. O agente explica ao grupo que o acesso à praia só era permitido para a prática de exercícios físicos individuais. Os banhistas acatam com a orientação e afirmam que sairiam para correr na areia.

O homem entõa percebe a equipe de reportagem e pergunta se estava sendo filmado. A repórter confirma a gravação: “A gente está acompanhando a operação da guarda municipal”. Uma das banhistas então rebate: “Eu não to autorizando. Eu não quero que tire foto minha”.

O guarda explica para os banhistas que as repórteres são da “imprensa”, momento em que o banhista tenta dar uma carteirada nas jornalistas: “A gente trabalha no Judiciário”.

Com a antecipação de cinco feriados municipais na cidade de São Paulo, em março, alguns destinos turísticos do estado tomaram medidas para evitar aglomerações na pandemia. Cidades do litoral norte haviam proibido o acesso às praias.

No caso de São Sebastião, a orla estava fechada para estacionamento de carros e o acesso às praias só era permitido para prática de exercícios individuais. Na reportagem do Profissão Repórter, no entanto, banhistas apareciam sentados na praia, descumprindo o decreto.