Fotos: Ronaldo Barreto

O primeiro dia do Centro de Testagem da Covid-19 na Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 184, Vila Mathias), neste sábado (30), realizou 2.066 testes rápidos gratuitos e detectou 117 resultados positivos, o que representa 5,6% do total.

A testagem segue neste domingo (31) e vai até quarta-feira (3), das 8 às 14 horas. É destinada a moradores de Santos que apresentam sintomas da Covid-19 (devem levar documento com foto e comprovante de residência).

Todas as 117 pessoas que tiveram resultado positivo no teste rápido fizeram coleta de secreções do nariz e da garganta, na sequência, para o exame laboratorial RT-PCR, de caráter confirmatório.

Procedimento

Logo ao chegar à Arena Santos, o morador é recepcionado por uma equipe para a realização de cadastro, medição da temperatura com termômetro de testa a laser e da oxigenação do sangue com oxímetro. A pessoa faz ainda um breve relato sobre o seu estado de saúde.

Caso atenda todos os requisitos, segue para o teste rápido, com a coleta do sangue da polpa do dedo anelar. Após 15 minutos, o munícipe recebe o resultado. Em caso positivo, segue para a coleta de secreção das mucosas nasais e da faringe para o exame laboratorial RT-PCR. Após cerca de três dias úteis, o resultado do exame é encaminhado para a policlínica de referência do bairro em que reside.